Pesquise resumos de livros

terça-feira, 9 de julho de 2013

Educação como Prática da Liberdade, Paulo Freire



Neste livro o autor expõe o método de alfabetização de adultos de maneira minuciosa, contextualizando historicamente a proposta e expondo seus pressupostos filosóficos e políticos.
Na introdução do livro, Weffort destaca as experiências do método na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1962, onde 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados em 45 dias.
Entre junho de 1963 e março de 1964, desenvolveram-se cursos de capacitação de coordenadores em várias capitais dos Estados. No início de 1964, estava prevista a instalação de 20.000 círculos de cultura para dois milhões de analfabetos. O Golpe militar interrompeu os trabalhos e reprimiu toda a mobilização popular já conquistada. Paulo Freire ficou detido por 70 dias e depois foi exilado.
Weffort analisa que o Golpe de Estado teve entre seus resultados a desestruturação do que foi o maior esforço de democratização da cultura já realizado no Brasil. Apesar disso ficou a semente que transcendeu os marcos do período e as próprias fronteiras do país.
Durante o período em que ficou exilado, Paulo Freire participou de diversos projetos desenvolvendo os métodos de alfabetização de adultos e escreveu algumas obras, entre elas está “Educação como Prática da Liberdade”.
Este livro está organizado em quatro capítulos :
  1. A Sociedade Brasileira em Transição
  2. Sociedade Fechada e Inexperiência Democrática
  3. Educação “Versus” Massificação
  4. Educação e Conscientização

Nenhum comentário:

Postar um comentário