Pesquise resumos de livros

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pandemônio - Lauren Oliver


Em Pandemônio, acompanhamos dois períodos da vida de Lena, depois de tudo o que lhe aconteceu na obra anterior: o Antes, que se passa logo após a fuga de Lena para a Selva, que é quando a jovem precisa se adaptar a esta nova vida, enquanto sofre a perda de Alex; e o Agora, quando ela se junta à resistência e infiltra-se em uma cidade de curados, a fim de observar os passos de uma certa organização. Esta divisão de acontecimentos dá uma dinâmica bem diferente à história, nos mostrando alternadamente estas duas partes completamente diferentes da vida de Lena, da mesma forma detalhada e envolvente que encontramos em Delírio. Graças à narrativa em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Lena, somos capazes de sentir na pele o que a personagem sente ante a tudo o que lhe acontece: é por este motivo que a trama ganha tanto destaque, já que consegue envolver tão bem o leitor neste mundo distópico tão bem estruturado…
Lauren Oliver introduziu novos personagens marcantes neste livro, talvez para suprir a falta que alguns dos antigos fizeram na história: temos Graúna e Prego, Alistar, Sarah e, principalmente, Julian, que provavelmente terá grande importância na obra que está por vir… só senti que a parte sobre a mãe de lena foi um pouco falha, depois de tudo o que descobrimos no livro um: eu acreditava que teríamos mais sobre ela em Pandemônio (talvez até um reencontro), e isso me decepcionou um pouco! No entanto, foram plantadas as “sementes” para algo interessante na narrativa, e espero que isto seja melhor trabalhado no último livro… livro, este, que promete ser espetacular, principalmente depois do final absolutamente enervante que nos foi apresentado em Pandemônio! Sério, quem tem problemas em aguardar pela continuação de séries deve esperar pra ler esta obra, porque o final te deixa maluco pra saber o que acontecerá a seguir… chega a ser angustiante!
É difícil fazer resenha de um livro com uma história tão densa, então vou parar por aqui, pra não acabar soltando spoilers. Só digo que o livro é maravilhoso, além de ser lindo (a parte roxa da capa é metalizada, a diagramação muito bem feita, as folhas de boa gramatura, e os detalhes nos inícios de capítulo muito bonitos), e é uma leitura que vale a pena, e que não deve faltar na estante dos fãs de Distopias! Quem gosta de um bom romance, de cenas cheias de ação, e de uma personagem principal forte e nada clichê, vai gostar muito da trilogia criada por Lauren Oliver… leiam, vocês não vão se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário