Pesquise resumos de livros

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CADÊ VOCÊ, BERNADETTE? POR MARIA SEMPLE



O livro escrito para Maria Semple não é um jovem adulto e nem nada do tipo, apesar de ser uma narração feita por uma garota de 15 anos. Calma que vou explicar! O livro é bem diferente porque é um apanhado de várias fontes de informação. Ele tem emails, bilhetes, cartas, artigos de jornal e, é claro, algumas partes em narrativa normal feita pela Bea, a menina de 15 anos, filha daBernadette mencionada no título.
O fato de a autora ter utilizado essas ferramentas (?) para escrever o livro, contribuiu e muito para a história! A Bernadette tem uma personalidade bastante peculiar, então ver a história dela por diferentes pontos de vista, sem cair na monotonia da narrativa normal por vários personagens, fez com que eu mesma tivesse a minha própria versão da Bernadette.
Bom, a história é bem mais que a sinopse. Aliás, se você parar para ler só a sinopse, não vai se sentir muito atraído. Tanto é que eu avisei que não era um livro que me chamaria a atenção.
A construção da personagem Bernadette é tão tão diferente, que nós só vamos percebendo a grandeza que ela tem só aos poucos. Ela não tem grande apelo no começo, e a história parece que vai ser apenas sobre uma viagem normal. Mas é aí que o leitor se surpreende! No início você só acha que ela é uma mulher chata, reclamona e antissocial. Mas tem muita coisa por trás que construiu essa versão da Bernadette.
O que eu posso dizer para vocês é que: é muito, muito mais que a sinopse! Não vou contar o que é mais, porque vocês precisam passar por essa experiência para se surpreenderem com o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário